#BASTIDORES-16-02-2024

As interações que as mídias sociais permitem hoje entre público e artista são muito bacanas, assim podemos ficar mais próximos, até íntimos. O público consegue acompanhar e interagir presencial ou remoto em tempo real, e é legal de perceber que rolam verdadeiras amizades e curiosidades sinceras.

Foi assim na live da semana passada, que você pode acompanhar no meu perfil do instagram, ou clicando aqui, na live conversamos sobre o lançamento do videoclipe de poucas palavras.

Algumas perguntas surgiram e foram respondidas ao vivo, para outras prometi este artigo e também alguns materiais que tenho postado no instagram sobre os bastidores. É sempre legal responder perguntas que podem parecer repetidas, porque a resposta muda de uma música pra outra, ou até falando sobre a mesma música em ocasiões diferentes.

Uma dúvida comum é sobre o processo de criação. Existe uma fase na vida de uma canção chamada de pré-produção. Gosto de pensar nesta fase como “um namoro” entre o artista e a inspiração. Há algumas metodologias de trabalho para definir esse e outros processos de forma mais técnica, mas eu prefiro definir a pré como esse namoro, é a fase onde pinta o sentimento que vai definir os rumos da canção.

Na sequência desse primeiro encontro com a inspiração a coisa começa a tomar um rumo mais “sério”, e isso dá origem ao que chamamos de rascunho. Esta fase exige um pouco mais de ferramentas, e eu costumo fazê-la no home estúdio. É quando o artista leva a inspiração pra casa!

Daí pra frente, o que era um namorico vira “um caso sério” e é hora de apresentar a inspiração para a família! Os materiais começam a circular entre músicos e estúdio, linhas de trabalho são definidas para os arranjos, e vem os primeiros ensaios.

Entre a criação e pré produção acontece toda a burocracia que é exigida para os registros, sem os quais a música “não sobe” para as plataformas. É a fase dos contratos, é a hora de fazer contas e pagar boletos. E sim, pra quem achava que a música é só arte pela arte, não… Para a música chegar aos seus ouvidos com qualidade profissional o caminho é extenso, mas é um belo caminho. É o que chamo de “casamento” com a música, daqui pra frente só vai!

Quando todas essas etapas estão ordenadas, é aquela fase que vocês começam a ver e ouvir anúncios de que uma nova canção está chegando. Novamente surge um misto de felicidade e tensão, porque é a hora em que as coisas acontecem, é anunciado o fim da gestação, e é quando o artista embrulha a criação num belo presente, e entrega para o mundo!

Enfim, um poeta falando de música é tão suspeito quanto o pai coruja das crianças. ( risos )

Mas eu estava devendo este texto sobre bastidores, e escrevê-lo foi um prazer. Espero o texto seja uma boa leitura, uma companhia tão boa quanto tem sido a de todos que tem interagido e enviado as suas dúvidas. Espero também que responda um pouco das suas curiosidades. E é claro, para mais, siga acompanhando por aqui e pelas minhas redes, e perguntem sempre que quiserem saber, será um prazer responder assim qeu for possível, e seguimos interagindo.

A gente se vê, por aqui, pelas redes ou pelas ondas do rádio!

Valeu!

Rinaldo Conti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *